terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tecnologias de Implementação

Neste trabalho iremos apoiar por recursos digitais o aprendizado de física através de jogos e aplicativos de simulação física. Para o tal é necessário fazer algumas escolhas tecnológicas, buscaremos primariamente utilizar ferramentas gratuitas ou livres que possam ser usadas nos ambientes linux (que são a realidade das universidades brasileiras). O autor gostaria de destacar que o projeto vai ser desenvolvido em ambiente Windows e não garante total compatibilidade com as outras plataformas.

Com o objetivo de conseguir alcançar o maior número de plataformas, mesmo que o comportamento não seja 100% consistente em todas elas, estamos na dúvida entre trabalhar com duas tecnologias web:

Para aplicativos 3D, como não temos em mente a implementação de um renderer 3D via software, a escolha mais adequada, até mesmo por questões de perfomance é o WebGL. Porém, o webgl não funciona na maioria dos navegadores mobile (só funciona no Opera Mobile de acordo com o caniuse/webgl). Mesmo assim, não seria usado de maneira direta, alguma biblioteca como a three.js.

Já os aplicativos 2D usariam a tag canvas. É possível construí-las usado o DOM porém este modelo de programação não se mostra adequado para aplicações de alta interatividade como jogos. E, também usaremos alguma biblioteca como a enchant.js (uma biblioteca japonesa para o desenvolvimento de jogos baseada em um sistema de eventos).

Infelizmente, os aplicativos 3D estariam restritos a rodarem em ambientes desktop, a não ser que um grande esforço seja feito para que os aplicativos também rodassem de maneira adequada nos ambientes móveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário